
Alprostadil – Um método eficiente para tratar a disfunção erétil
01/02/2017Atividade sexual é, a exemplo de comer, respirar, dormir e pensar, uma necessidade humana.
Impotência tem sido o termo tradicionalmente usado para definir a incapacidade de obter e manter ereção satisfatória para o ato sexual.
Disfunção erétil é o termo médico atualmente mais aceito para definir tal condição. É importante reconhecer que a disfunção erétil pode estar presente mesmo quando o desejo e o orgasmo (ejaculação) estejam presentes.
• Sobre a saúde sexual:
Segundo estatísticas, 10% dos homens entre 40 a 70 anos tem alguma forma de disfunção erétil, e apenas 30% procuram ajuda médica. É a doença mais comum do sexo masculino e a menos tratada do mundo.
• O Processo da Ereção:
Sem estímulo sexual o pênis deve permanecer flácido ou relaxado. O pênis começa a intumescer quando o gatilho erótico do cérebro é disparado por estímulos eróticos - cheiro, visão, som, toque ou memória. Quem controla esta reação é a testosterona.
O cérebro comanda uma série de reações para nervos, vasos e músculos, que culminam com a ereção. Os corpos cavernosos enchem-se de sangue e o pênis torna-se rígido. As veias internas são comprimidas para evitar a saída de sangue.
Qualquer falha nesta reação em cadeia pode resultar numa disfunção erétil.
A falta de vontade (libido) para sexo, como a que ocorre no indivíduo hipoativo, ainda não tem tratamento. Isto é, não existe remédio que deixe o indivíduo com vontade por sexo. Cada pessoa (ele ou ela) tem seu "apetite sexual" próprio.
As causas da Disfunção Erétil, são várias, entre elas estão as de origem psicogênicas, hormonal, neurolótica, vascular ou por uso de drogas e anti-depressivos.
Uma alternativa para quem sofre com o problema é o uso do Alprostadil, que é um medicamento de aplicação tópica, intrauretral.
É importante destacar que o alprostadil funciona como vasodilatador e, por isso, dilata o pênis, aumentando e prolongando a ereção. A recomendação é que a frequência máxima de administração seja de 3 vezes por semana, com pelo menos um intervalo de 24 horas entre cada dose. A ereção geralmente inicia-se cerca de 5 a 20 minutos depois da utilização.
As contraindicações e efeitos colaterais são poucos, apenas alguns cuidados na hora de aplicar, é necessário usar preservativo caso uso o produto e tenha relações sexuais com uma mulher grávida, visto que o alprostadil pode induzir o trabalho de parto prematuro.
A farmácia Artesã, manipula o alprostadil, e entrega para o cliente o gel com a dosagem personalizada que cada paciente necessita.
Consulte seu médico.
__________________________
• Jornalismo e conteúdo por Karina Cavalcante.