
Medicamento manipulado é mais barato. Por quê?
08/12/2016Saiba a diferença entre remédios de marca, genéricos e os manipulados.
Você provavelmente já foi em uma farmácia e viu dois remédios, um original, de marca, um pouco mais caro, e o genérico, mais barato e pensou... Qual deles devo comprar? Pois bem, os dois medicamentos, tanto o industrializado quanto o genérico, possuem quantidade e dosagem pré-estabelecidas para a produção industrial em grande escala.
A grande diferença entre eles é que o medicamento genérico geralmente é produzido após a expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade e a aprovação da comercialização é feita pela ANVISA. E por eles não terem marca, apresentam apenas o mesmo princípio ativo que um medicamento de referência, saindo mais barato para os consumidores.
O mesmo serve para os medicamentos manipulados, os preços dos medicamentos manipulados podem ser entre 40% e 50% mais baratos que os industrializados. E na manipulação não há sobras, o medicamento é prescrito na quantidade e na dosagem exatas do tratamento de cada paciente, evitando assim a automedicação. E por isso, paga-se somente pelo que vai utilizar.
Além disso, existem doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Assim, para facilitar o tratamento, o médico pode prescrever apenas um único medicamento para ser manipulado que possua associação de todas as matérias primas necessárias para o tratamento.
E sempre que necessário, seu médico pode manter contato com o farmacêutico que manipulou seu medicamento garantindo o sucesso de seu tratamento.
Por isso é muito importante que antes de tomar qualquer remédio ou fazer qualquer tratamento, procure um médico para que complicações futuras sejam evitadas.
__________________________
• Jornalismo e conteúdo por Karina Cavalcante: Futura poliglota, curiosa de nascença, tagarela por escolha ;)