
Tire suas dúvidas sobre remédios manipulados
15/12/20161 - Qual a diferença entre medicamentos manipulados e industrializados?
O medicamento manipulado atende a uma prescrição específica de cada cliente, ou seja, o farmacêutico personaliza o medicamento de acordo com a dosagem e quantidade exatas pedidas pelo médico. Já os medicamentos industrializados possuem quantidade e dosagem pré-estabelecidas para a produção industrial em larga escala.
2 - Quais são as vantagens dos medicamentos manipulados?
Os remédios manipulados têm diversas vantagens como:
• Preço: Por ser feito na quantidade e dosagem exatas prescritas pelo médico, não existe sobras, você paga somente pelo que vai consumir.
• Facilidade: Algumas doenças precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Assim, para facilitar o tratamento, o médico pode prescrever apenas um único medicamento para ser manipulado que possua associação de todas as matérias primas necessárias para o tratamento.
•Segurança: Por serem medicamentos com dosagens exatas para o tratamento do paciente, os remédios manipulados evitam a automedicação e previnem complicações resultantes dela.
3 – Quais medicamentos podem ser manipulados?
Cerca de 90% dos medicamentos podem ser manipulados, com exceção apenas dos medicamentos novos que ainda estão em regime de patente. Como por exemplo, os remédios para diabetes, pressão, colesterol, entre outros. Antibióticos também podem ser manipulados, além de terem a mesma qualidade, também serão mais baratos e feitos exclusivamente para cada paciente.
4 – Os medicamentos manipulados podem ser de diferentes formas?
Podem sim. Em alguns casos, o paciente pode escolher o formato do medicamento em cápsulas, sachês, xaropes, entre outros.
5 - Como escolher sua farmácia de Manipulação?
Para que uma farmácia de manipulação funcione, ela precisa cumprir pelo menos 200 exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do órgão fiscalizador do município onde ela está situada, neste caso é o Conselho Regional de Farmácia.
Além disso, ela deve possuir:
• Ser reconhecida e ter tradição no mercado de manipulação de medicamentos;
• Ter um controle de qualidade próprio;
• Farmacêutico pronto para atender as dúvidas de qualquer paciente.
6 - Quais são as recomendações que devo lembrar ao fazer uso de algum medicamento?
• Procure sempre um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento, pois somente ele pode prescrever o tratamento adequado.
• Nunca utilize um medicamento com data de validade vencida.
• Sempre fique atento ao receituário médico em relação à quantidade, aos horários, a duração do tratamento, etc.
• Se sintomas adversos ocorrerem, entre em contato imediatamente com seu médico.
• Não dê o seu medicamento para outras pessoas. A receita foi feita exclusivamente para você, podendo fazer mal para outras pessoas (mesmo apresentado sintomas semelhantes aos seus).
__________________________
• Jornalismo e conteúdo por Karina Cavalcante: Futura poliglota, curiosa de nascença, tagarela por escolha ;)